

Case
Aplicativo Eden
Ver mais
App Eden
Case Digital House
O projeto foi desenvolvido no curso da Digital House, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Buscamos aplicar soluções práticas que promovem a sustentabilidade e atendem às metas globais, com foco em impacto positivo e inovação.

O Desafio
Como aproximar pessoas de produtos e serviços sustentáveis?
Nosso desafio inicial foi uma das ODS — Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, o nosso time ficou responsável pela ODS numero 13 — Ação Conta a Mudança Global do Clima. Nesse projeto a proposta é apresentação de uma proposta de valor que impactasse positivamente no combate da mudança do clima.
ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima
A ODS13 é um dos objetivos da Agenda de 2030 da ONU, que tem como foco criar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
Tem como alguns pilares:
13.1 reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países.
13.2 integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais
13.3 melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação da mudança do clima, adaptação, redução de impacto, e alerta precoce
Mas por que agora?
A mudança do clima é um problema global, cujos impactos afetam economias e pessoas em todos os lugares, principalmente populações mais vulneráveis de países em desenvolvimento.
-
Sem ações imediatas, a temperatura terrestre pode aumentar 3ºC até o final do século XXI;
-
Uma das metas do objetivo é mobilizar 100 milhões de dólares por ano para ajudar países em desenvolvimento nas suas ações de mitigação dos desastres relacionados ao clima.
-
O ODS 13 é estratégico e serve para mobilizar os atores capazes de promover as ações necessárias para o combate às mudanças climáticas.
O processo de design para o projeto
Entendimento do problema
Levantamento
de necessidades
e problemas
do usuário
Ideação de soluções
Testes e validações
Prototipos e Entrega Final
Quem são os envolvidos no problema?
Para compreender como as pessoas percebem e lidam com o tema da sustentabilidade, realizamos uma pesquisa quantitativa junto à população em geral. Durante o estudo, levantamos algumas hipóteses, como a falta de incentivos governamentais, a ausência de iniciativas para o reuso de materiais e as dificuldades na comercialização de produtos com ciclos de vida mais sustentáveis.
A partir das respostas coletadas, chegamos aos seguintes dados:
48%
Acreditam que as pessoas são as responsáveis pelas mudanças climáticas.
38,5%
Acreditam que a falta de informação é o impeditivo para realizar ações sustentáveis.
2/3
Não têm hábitos
sustentáveis.
Personas
Conversamos com produtores de produtos orgânicos, ambientalistas, e biólogos e ativistas.
E chegamos as personas com perspectivas diferentes sobre o tema.
Persona 1 | Thaís — Engenheira Ambiental que se dedica à venda de produtos sustentáveis e busca torná-los mais acessíveis, comprometida em contribuir para a solução de um problema urgente.

Persona 2 | Marcelo — Compreende que os produtos sustentáveis são benéficos tanto para ele quanto para o planeta, mas encontra barreiras nos altos preços praticados por esse mercado.

Problemas Priorizados
Após a entrevistas e criações da personas identificamos pontos de dor bem latentes
Preço
Produtores relataram a dificuldade em precificar seus produtos de forma competitiva e justa, o que impacta diretamente na decisão de escolha do consumidor.
Procedência
Consumidores expressaram a dificuldade em comparar produtos e serviços no mercado, aumentando a dificuldade na validação da procedência, se de fato o que está sengo anunciado emitia menos impacto ambiental.
Distribuição
Dificuldade no envio de produtos devido a baixa demanda e custo de frete.
Pesquisa
Tanto na comparação de insumos de fabricação, como no mercado a dor de realizar pesquisas e ter variedade agrupadas se mostrou bem latente.
Jornada do Usuário
Com as dificuldades mapeadas, traçamos a jornada das personas Marcelo e Thaís. Esse processo nos permitiu detalhar todas as etapas de compra e venda de produtos, identificando os pontos de contato mais relevantes que influenciam diretamente nas decisões dos usuários.
Desenhamos uma jornada completa, desde o primeiro contato com o produto, passando por sua produção, venda e entrega, garantindo uma visão clara de todo o ciclo de interação.

Ideias
O primeiro passo para a priorização das ideias foi a aplicação da metodologia "How Might We", que tem como objetivo principal levantar perguntas mais direcionadas com base nos problemas previamente mapeados. As questões selecionadas foram aplicadas nas etapas da jornada do usuário em que faziam mais sentido.
As perguntas levantadas foram:
-
Como podemos gerar valor para ações sustentáveis, atribuindo pontuações para empresas e pessoas com base em suas iniciativas?
-
Como podemos facilitar o acesso a informações sobre sustentabilidade de forma simples e prática?
-
Como podemos incentivar a educação sustentável, recompensando ações que contribuem para a sustentabilidade com pontos?
-
Como podemos ampliar a percepção de lucro associada a produtos sustentáveis?

Após toda essa geração de ideias chegamos no ponto de definição para idealizar as possiveis soluções.
Uma plataforma de consumo verde focada na centralização de serviços,
produtos e informações relacionadas à sustentabilidade.
Proposta de valor
Nosso propósito é construir um mundo onde sociedade e natureza coexistam em plena harmonia. Para isso, buscamos ser a ponte que conecta consumidores comprometidos com a sustentabilidade a produtores qualificados que precisam levar seus produtos ao mercado.
Nosso objetivo é garantir que personas como Marcelo tenham acesso a produtos e serviços sustentáveis, recebam informações confiáveis e verificadas, e que produtores como Thaís encontrem um espaço para inovar, atender à demanda e comercializar seus produtos de forma eficaz.
Soluções Mapeadas
A solução visa reduzir as dores mapeadas, oferecendo uma experiência fluida e acessível, simplificando processos e facilitando o acesso a produtos e serviços sustentáveis para consumidores e produtores.
Preço e pesquisa
Dar aos usuários a possibilidade de comparar preços de diferentes fontes.
Procedência
A plataforma fará uma avaliação do produto para garantir a mínima procedência sustentavel.
Distribuição
Dar a possibilidade do vendedor distribuir por demanda.
Construindo a ideia
Iniciamos realizando um benchmark com os concorrentes para identificar elementos relevantes a serem explorados em nossa plataforma, além de destacar aspectos que gostaríamos de tornar um diferencial na entrega de valor.
Elaboramos um diagrama de afinidade para mapear as opções disponíveis no mercado, identificando os recursos que desejamos implementar em cada etapa-chave da plataforma.

Antes mesmo de começarmos os esboços, criamos o user flow para mapear todas as etapas, facilitando o processo de desenvolvimento dos esboços e frames.

Iniciamos os esboços considerando primariamente o fluxo do comprador, para termos uma ideia de como iriamos disponibilizar o produto para refletir no painel do vendedor.

Em seguida fizemos o mapeamento das jornada de experiência do usuário comprador e vendedor. Considerando pontos de contato essenciais de primeiro uso.


Wireframes e Testes
Com base na jornada mapeada e nos rabiscos frames iniciamos a construção dos wireframes com foco em testar inicialmente o entendimento dos usuários sobre a plataforma.
A principal métrica utilizada foi qualitativa sobre do que se tratava inicialmente a plataforma. Nos teste 85% dos usuários compreenderam o processo de venda de produtos como um ecommerce, porem não exploraram as possibilidades de chatbot e dicas no tela inicial.
Compreendemos que deveríamos começar a melhorar o visual e adição de cores para iconografia e componentes terem resposta positiva em sua função.


Protótipo
Na construção do Eden, priorizamos a leveza e uma comunicação amigável com os usuários.
A jornada de compra tem como objetivo ser clara diante aos materiais utilizados e os impactos de consumo.
Além do mais criamos o chatbot EVA foi projetado para estar sempre disponível, acompanhando o usuário em cada etapa da jornada — desde o onboarding até as interações com as postagens de produtos dos vendedores. A ideia é garantir uma experiência fluida e acessível a todo momento.
Conheça mais o Eden no prototipo de alta fidelidade.



Métricas de Sucesso
Para medir o sucesso do produto, analisaremos inicialmente o valor gerado, ou seja, quantos usuários realizarão o download e explorarão o aplicativo. Em seguida, focaremos na retenção ao longo do tempo, monitorando como os usuários interagirão e permanecerão engajados. Além disso, analisaremos continuamente a atividade dos usuários e coletaremos feedback constante, garantindo a melhoria contínua do produto e sua adaptação às necessidades do público.
Conclusão
O objetivo do projeto foi alcançado, abrindo caminho para uma investigação mais profunda sobre a implantação real. A ODS 13 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentam desafios urgentes que demandam ação imediata, e a colaboração é essencial para fornecer à população acesso a informações sustentáveis.
Foi uma jornada enriquecedora, onde exploramos as necessidades e aspirações dos entrevistados. Nosso foco sempre foi melhorar a vida das pessoas, sem tornar as coisas mais complicadas.
Agradeço imensamente à equipe pelo empenho e dedicação!
Participantes: Gustavo Silva, Bianca Medrado, Kleber Araújo e Lucas Matos.